Marcia Poppe, em Abril de 2023
Você sabe a distinção entre desenvolvimento horizontal e vertical, em se tratando de Desenvolvimento Humano?
Pois bem, ambos são importantes. Muito basicamente falando, enquanto um foca em conhecimento e competências ~ o horizontal ~ o outro foca no ser humano, na sua estrutura de interpretação, visão de mundo, capacidade de tomar perspectivas.
Você já tinha ouvido falar nisso? Sabe qual a importância dessa distinção?
Tomemos a metáfora inspirada pela imagem da xícara.
Desenvolvimento horizontal é como enchê-la até que transborde. Sendo o chá o conhecimento e as competências, nesse caso. Você pode continuar enchendo mais, mas muito vai se perder, pois a capacidade da xícara de conter o conhecimento, de manter as informações adquiridas, de gerar mais competências não se modifica. Ela continua do mesmo jeito.
Desenvolvimento vertical é fazer crescer a capacidade da xícara, de modo que ela se torne complexa o suficiente para receber mais da situação como um todo, adquirindo um novo design interno, alterando sua forma de conter o chá, entendendo o chá de outras perspectivas, sendo capaz por exemplo, de mantê-lo na temperatura ideal ou ainda, entendendo se o chá precisa ser mais quente ou mais frio, de acordo com a situação presente.
Como você tem trabalhado seu próprio desenvolvimento?
Desenvolvimento vertical é consequência de um trabalho profundo, de dentro para fora. Não é apenas uma mudança de mentalidade ~ ou mindset. Sim, essa mudança faz parte e é um desdobramento, porém, é preciso trabalhar também nossos dois outros centros de inteligência, o coração e o corpo, além das nossas diversas linhas de desenvolvimento. A partir disso, a consequência é a expansão desse modo de ser no mundo.
Essa é a minha especialidade: acompanhar clientes em seus processos de desenvolvimento e facilitar o alcance de uma nova e mais complexa estrutura de interpretação da realidade, em suas diversas dimensões, através de práticas integrais.
Tudo isso é o campo do Coaching Integral. Aprofundamento do seu modo de habitar o mundo, amadurecimento psicológico-espiritual, excelência a longo prazo e em continuidade, expansão da sua consciência corporal em níveis cada vez mais sutis. Mesmo após o término da relação profissional ~ que pode acontecer em ciclos de 10 a 12 encontros, ao longo de 6 a 8 meses.
Este blog faz parte de uma série de textos para tornar mais palpável a compreensão da linha de atuação que tenho trazido para a Choice. Ele será revisado de tempos em tempos, com links que poderão esclarecer ainda mais os conceitos que menciono.
E se você quiser agendar um chá com a Choice…
Entre em contato por aqui para saber mais sobre as possibilidades de engajamento em uma relação de Coaching Integral conosco. Trabalhamos o coaching individual e o coaching voltado para times temporários e equipes dentro de organizações, tanto no Brasil, quanto no exterior. Se você quer conhecer mais sobre meu trabalho no exterior, clique aqui. E se quiser saber um pouco mais sobre quem eu sou, clique aqui.
Será um prazer conhecer você, sua empresa, suas questões e necessidades.