Acolher emoções é sinal de maturidade emocional. Sejam quais forem, cada uma tem sua função e elas afloram para auxiliar nossos comportamentos e decisões. Quando aparecem, sempre querem nos dizer e ensinar algo sobre nós.
Existe um desconforto legítimo quando identificamos que algumas emoções drenam nossa energia. Algumas vezes, a imaturidade emocional tende a rotulá-las como negativas e a tendência natural é buscar um afastamento, negando e procurando mudar o foco em relação ao que se sente. Entretanto, emoções não são positivas nem negativas, são neutras. Todas são muito úteis e funcionam como alertas para nós.
Colocar uma emoção desconfortável debaixo do tapete pode causar alívio momentâneo, mas não funciona a longo prazo. Nosso corpo é sábio e as emoções são insistentes, elas continuarão buscando nossa atenção para que possamos aprender algo com elas.
Por isso é necessário o acolhimento. Se a emoção chega, ofereça a ela abrigo. Permaneça com ela um tempo. Procure identificar de onde ela vem, quais foram os gatilhos, e como ela se manifesta no seu corpo fisicamente.
Prestar atenção nas nossas emoções demanda coragem e honestidade. Precisamos ser pacientes e muitas vezes não vamos gostar muito do que vamos perceber sobre nós. Mas quando isso acontece, é sinal de que estamos adquirindo autoconhecimento e podemos escolher modificar nossas atitudes.
E aí, o que você está sentindo hoje? Como pretende lidar com as emoções em seu coração? Nem sempre tudo são flores.

A Choice oferece Consultoria e Treinamento em Desenvolvimento Pessoal e Profissional através de processos de Coaching para Desenvolvimento de Habilidades de Inteligência Espiritual, a partir do Modelo SQ21™, desenvolvido pela Deep Change, Inc..
Entre em contato por aqui para saber mais a respeito. Será uma honra estar com você nesse momento.