Marcia Poppe, em Abril de 2023
Independente do campo de conhecimento, um nível é uma altitude, uma dimensão vertical, um patamar. Cada nível carrega em si uma estrutura, com seus nuances e características próprias. Um conjunto de níveis tende a acontecer em uma sequência determinada, em estágios progressivos.
Em Arquitetura, temos o nível Térreo, o Primeiro Pavimento, o Segundo, e assim por diante, até chegar ao nível da Cobertura. Em Desenvolvimento Humano, um nível não é tão rigidamente separado do outro assim. Podemos dizer que eles são como ondas, são mais fluidos e se interpenetram.
Níveis são mais um elemento essencial da Teoria Integral.
Níveis são construtos abstratos que representam diferentes classes de padrões qualitativos e recorrentes, e identificados dentro de todas as Linhas de Desenvolvimento. E estão para além dessa abstração também, pois são aspectos da própria experiência humana, de consciência.
Qual é a importância dos Níveis? Para quê saber sobre isso?
Para que possamos nos guiar em nosso desenvolvimento. Se eles acontecem em uma sequência, já identificada por teóricos e pesquisadores, pode ser válido saber onde estamos na nossa jornada de evolução. E mais ainda, é válido saber para onde estamos indo, o que nos espera, e o que potencialmente pode transformar nossa vida e nossas relações no mundo.
Existe algum nível melhor que os outros? O que caracteriza cada um?
É muito importante dizer que não há um nível melhor do que o outro. Todos tem qualidades inerentes e próprias, que emergem ao longo do tempo. Esse tempo varia de pessoa para pessoa, depende do contexto, são muitas as variáveis que influenciam o nosso avançar ou estacionar em um determinado Nível/Estágio.
Os estágios representam os marcos do nosso desenvolvimento. Quando uma criança atravessa as diferentes fases de desenvolvimento linguístico, ela tem acesso permanente à linguagem. O mesmo acontece com outros tipos de crescimento. Ao atingirmos determinado patamar, passamos a ter acesso às qualidades daquele patamar.
Nosso modo de ser e estar no mundo é indicativo do patamar que habitamos. Nossas histórias, narrativas, e valores são indicativos do estágio a partir do qual operamos.
Interessante isso, não?
Um dos desdobramentos do trabalho de Coaching Integral é a expansão e o aprofundamento do seu modo de ser e estar no mundo. Isso significa que dependendo da sua dedicação, comprometimento e abertura durante o processo, você pode vir a experimentar uma mudança bastante significativa do seu nível de consciência. Em outras palavras, você pode vir a mudar de patamar.
Para entender um pouco mais sobre isso, convido você a ler sobre Desenvolvimento Vertical nesse outro post que publiquei anteriormente.
É possível levar o Coaching Integral para as lideranças da sua empresa, sabia?
Facilitamos Desenvolvimento Humano Adulto para lideranças mais conscientes e humanizadas, através de Coaching Integral. Conheça nosso portfolio de Serviços.
Entre em contato por aqui para saber mais sobre as possibilidades de engajamento conosco. Trabalhamos o desenvolvimento individual e o desenvolvimento voltado para times temporários e equipes dentro de organizações, tanto no Brasil, quanto no exterior. Se você quer conhecer mais sobre meu trabalho no exterior, clique aqui. E se quiser saber um pouco mais sobre quem eu sou, clique aqui.
Será um prazer conhecer você, sua empresa, suas questões e necessidades.